segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Projecto Ler+ "O Nuno Escapa à Gripe A"

O Nuno escapa à gripe A de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães com ilustrações de Nuno Feijão in Biblioteca de Livros Digitais .

O PNL em conjunto com a DGS acabam de publicar um novo livro digital sobre a gripe A.

Nuno escapa à gripe A, este é o titulo do livro digital. Podem ver , ouvir e ler o livro aqui.

Informação retirada do site do PNL.



Sítios de interesse:

Caminho das Letras

O Caminho das Letras é um sítio electrónico lançado pelo Ministério da Educação para estimular a aprendizagem da leitura. Resultou de uma parceria entre o Plano Nacional para o Ensino do Português – PNEP, o Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas - CITI e o Plano Nacional de Leitura - PNL
Oferece às crianças a possibilidade de percorrerem um surpreendente universo de imagens, textos e sons muito apelativos, que lhes despertarão a curiosidade pelas letras, pelas palavras e pelos textos.

Oferece aos educadores e às famílias um instrumento educativo, que irão gostar de descobrir em agradável convívio com as crianças facilitando os primeiros passos no caminho da leitura. O Caminho das Letras foi concebido por uma equipa de especialistas coordenada por Inês Sim-Sim e Carlos Correia, tem música original de José Mário Branco e foi executado graças à colaboração de artistas plásticos, actores e técnicos em I& D. In PNL

Ler+

No âmbito da recepção aos alunos do 5º ano, a Biblioteca da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos acolheu, na manhã de segunda-feira, todos os grupos-turma deste nível de ensino ofereceu, a cada um dos alunos, um livro, associando, assim, a escola ao prazer de ler. Esta iniciativa, designada Ler+ para vencer, foi proporcionada pelo PNL em colaboração com as Bibliotecas Escolares de todo o país.



Também os alunos do 1.º ano do Agrupamento Abranches Ferrão foram presenteados com um livro. No âmbito do Plano Nacional de Leitura, os pais e encarregados de educação estiveram presentes nas sessões de entrega de livros aos alunos do 1º ano. A leitura é fundamental para a aquisição de novos conhecimentos ao longo da vida, por isso queremos formar leitores, enraizar os hábitos de leitura e elevar os níveis de literacia. É do conhecimento geral que se aprende a ler lendo e que se aprende a gostar de ler vendo o pai, a mãe ou o irmão mais velho a ler. O Plano Nacional de Leitura divulga uma brochura dirigida às famílias, com sugestões úteis, porque... há sempre boas ocasiões para ler + em família.
Realçou-se que o 1.º ano é um momento importante na vida das crianças, e também na vida das famílias, sendo desejável que fique associada à leitura e ao prazer de ler. Embora ensinar a ler seja tarefa da escola, quando a família se dispõe a Ler com as crianças ajuda-as a gostarem de livros, a aprenderem a ler e a lerem cada vez melhor. Assim quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor, pois um bom leitor é quase sempre um bom aluno. Nas famílias onde os adultos são leitores as crianças regra geral também o são.