quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura



No dia 12 de Janeiro, pelas 16h40m, durante cerca de 45 minutos, os alunos quiseram pôr à prova as suas capacidades de leitura e participar neste projecto de âmbito nacional.

Após a realização e correcção da Prova, foram seleccionados três vencedores que irão representar a Escola na 2.ª fase – Fase Distrital.

Este concurso teve como objectivos a promoção da leitura e o contacto com os livros.

Os três vencedores foram:
1.º lugar – Adriana Sofia da Silva Mendes, n.º 1, 7.º A
2.º lugar – Alexandra Clara dos Santos, n.º 9, 7.º C
3.º lugar – Vanessa Sofia Martins Mendes, n.º 19, 7.º A

A equipa da Biblioteca e os professores do 1.º Departamento congratulam-se com a vossa participação e contributo e desejamos Boa Sorte.






A Surpresa de Handa - EILLEN BROWNE




Handa prepara uma surpresa à sua amiga Akeyo - um cesto com sete deliciosas frutas. No entanto, pelo caminho, Handa passa por vários animais. As frutas têm, para eles, um ar delicioso… muito tentador. Mas quando chega junto da amiga e poisa o cesto, é Handa quem tem uma enorme surpresa!


Também as crianças do Jardim-de-infância de Santiago se deliciaram com a leitura “
A surpresa de Handa”, da autoria de Eileen Browne. Prova são os desenhos que as crianças fizeram sobre a história. Reparem nos pormenores da personagem Handa, das frutas deliciosas dos países tropicais….

DIA ESCOLAR DA NÃO-VIOLÊNCIA E DA PAZ


Sabias que no dia 30 de Janeiro se celebra o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz?

Pois, é verdade! Por uma iniciativa de um poeta pedagogo e pacifista espanhol chamado Llorenç Vidal, desde 1964, que este dia foi escolhido para chamar a atenção de políticos, governantes, pais, educadores e professores que é necessária uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz; que é importante para educar para a solidariedade e para o respeito pelos outros.

A data de comemoração, 30 de Janeiro, não foi escolhida ao acaso. É o dia da morte de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.

Também a professora Estela, responsável do subdepartamento de E.M.R.C., quis lançar um desafio aos alunos e professores do Agrupamento: criação de um cartaz sob o lema “O mundo torna-se mais COLORIDO quando fazemos as opções certas!

Ter AMIGOS é uma delas!

Sorrir, Ser Alegre, Dar Cor ao Mundo, Não Ser Violento! Eis o desafio!

Aqui ficam os cartazes como testemunho do empenho de todos.