sábado, 30 de outubro de 2010

Fazer pão com chouriço

No dia 15 de Outubro, as crianças do JI de Travancinha foram fazer pão com chouriço.

Aqui fica a receita:
Depois de lavar muito bem as mãos, lá fomos para a cantina.
Para fazer o pão foi preciso:
750g de farinha,
2 colheres de fermento em pó,
6 ovos;
2 colheres (sopa) de margarina;
2 colheres de azeite,
1 copo de água
e sal quanto baste.
Misturou-se tudo dentro de um alguidar e mexeu-se muito bem. Cheirava tão bem!
No final todos provámos e comemos o nosso pão com chouriço.


Dia da Alimentação Nos JI e nas EB1

Também as crianças dos Jardins-de infância e alunos do 1.º Ciclo comemoraram o "Dia Mundial da Alimentação". Fizeram uma salada de frutas com o ananás, as bananas, as mangas, os kiwis, as pêras, as maças, os pêssegos, as uvas e o melão.

Como fizeram?
1º Lavámos as mãos.
2º Descascámos alguns frutos com a ajuda das professoras auxiliares.
3º Cortámos os frutos.
4º Finalmente misturámo-los.



 
 
 
 
 
 



 
 
 
 

Dia da Alimentação

Nos dias 18, 19 e 20 de Outubro, na EB Dr. Abranches Ferrão, o Clube de Saúde desenvolveu várias actividades alusivas ao “Dia Mundial da Alimentação”. Realizaram-se variadíssimas actividades: palavras cruzadas, sopas de letras, leitura de histórias, visionamento de diversos vídeos alusivo ao tema.
Aprendemos o que é praticar uma alimentação saudável e, desta forma, escolher alimentos que nos ajudam a crescer fortes e cheios de saúde; a composição de alguns alimentos; a importância da actividade física...Trata-se de um tema que abordamos sempre ao longo do ano na nossa escola dada a sua importância. Nunca é de mais insistir nos bons hábitos alimentares.
Este dia também foi marcado pela confecção de um delicioso sumo de laranja natural e de uma deliciosa salada de fruta e espetada de frutas.
A Biblioteca Escolar expos alguns trabalhos elaborados pelos alunos.




Chegou o Outono

O Outono chegou! Os dias ficam mais pequenos e mais frescos. As folhas das árvores começam a perder a sua linda cor verde. As andorinhas e outros pássaros partem para países distantes mais quentes. E por todos os Jardins-de-Infância e Escolas do 1.º Ciclo, crianças, alunos e docentes lançam maus à obra. Seguem-se algumas actividades realizadas para comemorar a chegada desta linda estação.