domingo, 21 de novembro de 2010

Myebook - O Dia em que Mataram o Rei

Myebook - O Dia em que Mataram o Rei
Myebook - O Dia em que Mataram o Rei - click here to open my ebook

Aconteceu nos dias 11 e 12 de Novembro

Nos dias 11 e 12 de Novembro, no âmbito da Interrupção Lectiva, as crianças dos Jardins-de-Infância e os alunos das Escolas do 1.º Ciclo deslocaram-se à Biblioteca da Escola Básica Dr. Abranches Ferrão para, participarem nas actividades de leitura e de animação. Ao longo destes dias, a equipa da Biblioteca distribuiu as crianças e alunos por tês grupos: as cianças dos Jardins-de Infância, os alunos dos 1.º e 2.º anos e um outro grupom constituido pelos alunos dos 3.º e 4.º anos. Estes grupos percorreram várias estações "Estação da Leitura" para ouvirem as histórias que a Mariana (da Biblioteca Municipal) tinha para contar, "Estação das Ciências" para verem e participarem nas experiências que a Prof.ª Paula Fernandes e Maria João fizeram; "Estação da Matemática" para fazer jogos de matemática com a Prof.ª Ana Paula Nunes; "Estação do teatro" para assistirem à peça "O Sorriso de Daniela" que o grupo de teatro tão bem interpretou sob a responsabilidade das Prof.ªs Gina Santos e Fernanda Nascimento. Por fim, ainda tiveram tempo para visitar a Sala da Multideficiência, dialogando com as alunas Daniela e Raquel e com o aluno João. As Prof.ªas Paula Alves E Fernanda Serra passaram um pequeno filme para mostrar como é o dia a dia destas crianças "tão diferentes e tão iguais".
As crianças dos Jardins-de-Infância e os alunos do 1.º Ciclo não foram embora sem levarem um certificado e um Pai-Natal, em chocolate, uma vez que estamos a chegar ao Natal.
A Professora Bibliotecária quer, desde já, agradecer a todos os Presidentes das Juntas de Freguesia terem proporcionado o transporte destas crianças até aà Biblioteca da Escola Básica Dr. Abranches Ferrão. Também um agradecimento à Associação de Pinhanços.

Circo Mágico foi a Pinhanços

No decorrer do mês, as crianças do JI de Pinhanços receberam uma visita uma especial: a visita do Circo. Trata-se de um circo de magia e não de palhaços. As crianças consideram importante poder diversificar esta actividade de magia, uma vez que se trata de um circo familiar, promovendo-se uma cultura que está a desaparecer. Marido e Mulher apresentaram várias magias, de entre as quais com pombas, com bandeiras e com cores. Estes senhores promoveram, ainda, uma onteracção com os alunos da EB1 e do JI de Pinhanços.

Halloween no JI de Pinhanços

Aquando da comemoração do Halloween, a Educadora Maria dos Anjos perguntou às suas crianças qual a história que eles mais gostam da qual faça parte a personagem BRUXA. As crianças do jardim-de-Infância de Pinhanços escolheram a história da "Branca de Neve  e os sete anões". A educadora leu a história às suas criançs e eles quiseram representá-la para os meninos da EB1de Pinhanços. O fim da história da "Branca de Neve e os sete anões", foi alterado. Uma vez que se fala muito em valores como o BEM e o MAL, a bruxa má da história transformou-se numa bruxa boa. No final, a bruxa arrependeu-se do seu comportamento para com a Branca de Neve e, no caldeirão fez uma magia com as maçãs, estas deixaram de ser venenosas e, passaram a maçãs boas e deliciosas. A Bruxa que se tornou boa ofereceu a todas as personagens, aos convidados da Branca de Neve e do Principe as maçãs deliciosas.
Geralmente, diz-se "Doçura ou travessura", mas nesta história fez-se Maçãs.