terça-feira, 1 de maio de 2012

Clube de Saúde



O Fórum família realizou-se, no auditório da Escola Básica Dr. Abranches Ferrão, o “Fórum Família- 2012”. Este ano estiveram connosco os enfermeiros da UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade), Isabel e Duarte, a nutricionista, Dr.ª Raquel Arteiro, e o psicólogo, Dr. Sérgio Viana. Contámos, ainda, com a presença das professoras Célia Barbosa e Rosa Machado para dinamizarem a nossa “mesa de conferência”. Os temas abordados foram “A Alimentação Saudável”, “Consumos” e “ Educação Sexual”.
            Os elementos do Clube de Saúde dinamizaram a atividade ”Recolha de Sentimentos” após a apresentação do videoclipe “ Todo o Tempo do Mundo”, de Rui Veloso. Foi um momento lindo, de reflexão conjunta, entre pais e filhos, que todos apreciaram e que deu o mote para a abertura da sessão.
            Congratulámo-nos com a presença de alguns alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais que muito contribuíram para o sucesso deste fórum. Agradecemos a todos a calorosa colaboração, em especial à equipa da biblioteca e equipa UCC.
Ação Primeiros Socorros
            No dia 14 de fevereiro, o PES/UCC, com a colaboração da coordenação de estabelecimento e biblioteca, dinamizaram uma ação de primeiros socorros intitulada “Suporte Básico de Vida” e destinada aos assistentes operacionais e professores.
            A enfermeira Eugénia Rainha dinamizou a ação, a qual contemplou uma 1.ª parte teórica e uma 2.ª prática. No segundo momento pudemos praticar a reanimação num modelo de socorrismo, “o Ernesto”, e treinámos uns nos outros...
            Consideramos que esta sessão foi uma mais-valia para os que estiveram presentes e quiseram praticar. É muito importante saber o que fazer em situações de risco com as quais nos podemos confrontar sem o esperar! Muito obrigada pela vossa participação e recetividade! 






Sem comentários: