quinta-feira, 3 de maio de 2012

Semana do coração 7 a 10 de maio




Na semana 7 a 10 de maio irá decorrer na Escola Básica Dr. Abranches Ferrão a Semana do Coração.
Estejam atentos às atividades.

25 de abril na BE

Um agradecimento à prof.ª Guida e suas alunas pela excelente exposição.
Um agradecimento à equipa da Ludoteca de Seia pela excelente dramatização de uma semana do antes e do pós 25 de abril.






Semana das Artes







Luísa Ducla Soares na EB Abranches Ferrão


A escritora Luísa Ducla Soares visitou no dia 16 de abril a Escola Básica Dr. Abranches Ferrão, no âmbito da iniciativa levada a cabo pelo Município de Seia, a próposito do concurso S.E.R.
As crianças dos jardins de infância e os alunos do primeiro afetos à nossa a biblioteca da escola receberam a escritora com grande entusiasmo, onde acabaram por fazer várias perguntas à escritora sobre o seu trajecto profissional.
 Este encontro contou ainda com a representação de uma dramatização pelos alunos da EB de Pinhanços, bem como apresentação de alguns trabalhos pelos alunos da EB Santiago e da EB Sabugueiro. No final, a escritora deliciou os mais novos com a sessão de autógrafos.


Vídeo de Escritora luísa Ducla Soares: Biblioteca’s trip to Seia, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Seia slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

Um conto a duas linhas

A Mariana da Biblioteca Municipal e a Prof.ª Cândida da ESS estiveram na EB Dr. Abranches Ferrão contar uma história em português e em inglês aos alunos do 1.º ciclo. Os alunos gostaram muito.

XV Inter Escolas Diocesano


Enquadrado na Semana da disciplina deEMRCrealizou-se, na cidade da Guarda, o XV Inter Escolas Diocesano que congregou mais de 700 alunos de toda a Diocese. Sob o tema “ Em Família Sou Feliz”, o dia foi preenchido por momentos de reflexão, de convívio fraterno, de partilha de experiências, que nos fizeram pensar na importância da Família no crescimento de cada um de nós.




Fomos à Fundação Aurora Borges

No dia 15 de fevereiro de 2012, enquadrado no Plano de Atividades, a professora da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, juntamente com um grupo de 22 alunos pertencentes às turmas do 7.º D, 9.º B e 9.ºD, promoveram uma visita amiga ao Lar da Fundação Aurora Borges, em Santa Marinha, à qual se associou, também, a professsora Liliana Melo, coordenadora da Biblioteca Escolar, como forma de sensibilizar os alunos para ações concretas de voluntariado.
O grupo de alunos envolvido, através da sua presença amiga, quis expressar e deixar uma mensagem de alegria, esperança e um coração cheio de muito carinho. Aquele momento passou num instante… contou-se duas histórias, apresentou-se uma peça de teatro, preparou - se uma coreografia sobre a amizade e tolerância - um momento mais lúdico e divertido em que os nossos amigos mais velhos tiveram oportunidade de cantar e dançaremsimultâneo. Foi muito engraçado!
Por fim, deixámos a mensagem que cada um de nós é um pequeno grãozinho, que deve dar o que tem de melhor e um pouco mais do que tem ao seu alcance. Fica mais rica a alma de quem dá e de quem vive a partilha.
Como símbolo da nossa passagem, oferecemos um quadro pintado por uma aluna e que
representa o coração grandioso que está em cada pessoa e os sentimentos puros e verdadeiros que deleemanam: a Alegria partilhada é a plenitude da vida! 



Vídeo de Fundação Aurora Borges: Biblioteca’s trip to Seia, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Seia slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sacos ilustrados


Vídeo de Sacos Ilustrados: Biblioteca’s trip to Seychelles was created by TripAdvisor. See another Seychelles slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

Formação de utilizadores para Pessoal Não Docente







Hora do conto JI Santiago e JI Travancinha







Semana da Leitura - Francisco Salgueiro


Vídeo de Francisco Salgueiro: Biblioteca’s trip to Seia, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Seia slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

Semana da Leitura


Vídeo de Semana da Leitura: Biblioteca’s trip to Seia, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Seia slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

Semana da Leitura - “LERMATIJOGAR”


No dia 6 decorreu a atividade “LERMATIJOGAR”, que pretendia fomentar o lado lúdico da matemática. As professoras desta disciplina, do 2.º ciclo, colocaram na Biblioteca vários jogos à disposição dos alunos, tais como o abalone, o quarto, o xadrez, as damas, o mikado, o mistermind e distribuíram um panfleto de
passatempos e quebra-cabeças matemáticos com a intenção de desenvolverem a leitura, o raciocínio, lógica e o gosto de brincar com a matemática. Estas docentes desenvolveram, também, uma atividade inspirada no livro que consistiu no manuseamento e construção de barcos e flores a partir de quadrados em papel de
diferentes cores e tamanhos.O“Lermatijogar” foi uma inspiração e diversão para os alunos
dos vários ciclos.


Vídeo de Semana da Leitura - Dia da Matemática: Biblioteca’s trip to Seia, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Seia slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Hora do conto nos JI de Santa Comba e de S. Martinho







Clube de Saúde



O Fórum família realizou-se, no auditório da Escola Básica Dr. Abranches Ferrão, o “Fórum Família- 2012”. Este ano estiveram connosco os enfermeiros da UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade), Isabel e Duarte, a nutricionista, Dr.ª Raquel Arteiro, e o psicólogo, Dr. Sérgio Viana. Contámos, ainda, com a presença das professoras Célia Barbosa e Rosa Machado para dinamizarem a nossa “mesa de conferência”. Os temas abordados foram “A Alimentação Saudável”, “Consumos” e “ Educação Sexual”.
            Os elementos do Clube de Saúde dinamizaram a atividade ”Recolha de Sentimentos” após a apresentação do videoclipe “ Todo o Tempo do Mundo”, de Rui Veloso. Foi um momento lindo, de reflexão conjunta, entre pais e filhos, que todos apreciaram e que deu o mote para a abertura da sessão.
            Congratulámo-nos com a presença de alguns alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais que muito contribuíram para o sucesso deste fórum. Agradecemos a todos a calorosa colaboração, em especial à equipa da biblioteca e equipa UCC.
Ação Primeiros Socorros
            No dia 14 de fevereiro, o PES/UCC, com a colaboração da coordenação de estabelecimento e biblioteca, dinamizaram uma ação de primeiros socorros intitulada “Suporte Básico de Vida” e destinada aos assistentes operacionais e professores.
            A enfermeira Eugénia Rainha dinamizou a ação, a qual contemplou uma 1.ª parte teórica e uma 2.ª prática. No segundo momento pudemos praticar a reanimação num modelo de socorrismo, “o Ernesto”, e treinámos uns nos outros...
            Consideramos que esta sessão foi uma mais-valia para os que estiveram presentes e quiseram praticar. É muito importante saber o que fazer em situações de risco com as quais nos podemos confrontar sem o esperar! Muito obrigada pela vossa participação e recetividade! 






Eco-Escolas


No segundo período, deste ano letivo, o Eco-Escolas apresentou várias atividades no sentido de envolver a comunidade escolar na proteção do Planeta Terra.

A atividade “Eco-Corações” foi efetuada com a exposição de corações elaborados com materiais reutilizáveis, cujo principal objetivo era o de promover a reutilização de materiais, envolvendo toda a comunidade, de modo a alertar e a sensibilizar para a adoção de comportamentos que preservem e conservem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, comemorar o Dia de S. Valentim. Aos trabalhos mais originais foram atribuídos prémios.
            Participámos e colaborámos na atividade da biblioteca “Semana das Leituras” com a exposição de trabalhos elaborados com materiais reutilizáveis para comemorar o “Dia da Árvore” e o “Dia da Água”, em parceria com o Clube da Floresta e o grupo disciplinar de Físico-Química, com a finalidade de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Árvore, das Florestas e sua preservação, assim como incutir a necessidade de uma gestão racional da Água. Executámos enfeites para a biblioteca, “Eco-Jogos” e elaborámos com materiais reutilizáveis “Eco-Mensagens” e Eco-Marcadores de livros para oferecer aos alunos e professores que nos visitaram.


Vídeo de Atividades do Clube Eco-Escolas: Biblioteca’s trip to Seia, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Seia slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.

À conversa com Alexandre Honrado


No dia 7 de Fevereiro o agrupamento de Escolas de seia recebeu a visita do escritor Alexandre Honrado.
De manhã, esteve presente na Escola Básica Dr. Abranches Ferrão, tendo dialogado com os alunos das escolas do 1.º ciclo afetos à mesma. Os alunos apresentaram os trabalhos realizados nas aulas sobre as obras “100 histórias do meu crescer” e “O menino que aprendeu a voar” e colocaram, ainda, algumas questões. Os alunos foram divididos em dois grandes grupos; enquanto um grupo se encontrava na biblioteca a dialogar com o escritor, outro grupo teve oportunidade de assistir à dramatização da peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado, adaptado pela professora responsável pelo clube de teatro, Gina Santos. Os alunos deslocaram-se à EB Dr. Abranches Ferrão nos transportes disponibilizados pelas Juntas de Freguesia e Associações, manifestando, desde já, o nosso agradecimento. 


Vídeo de À Conversa Com Alexandre Honrado: Biblioteca’s trip to Seychelles was created by TripAdvisor. See another Seychelles slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

JI de Santa Marinha

Na Semana da Leitura, de 5 a 9 de Março, o Jardim e Escola do 1º ciclo, de Sª Marinha deram primazia ao livro e abriram o espaço sala à leitura com a família e alguns amigos. Ainda nessa semana e a partir do livro “O casamento da gata” da escritora Luísa Ducla Soares, apresentaram-nos uma peça de teatro com base no livro. O reconhecimento e as mensagens de todos os presentes ficou expresso no nosso mural, que muito regozijou as crianças. 
As crianças do JI do Eirô trabalharam a obra "O casamento da gata", autor Luisa Ducla Soares e ilustrador Pedro Leitão. EXCELENTE

El título de tu vídeo: Biblioteca’s trip to Seia, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Seia slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.