quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Palavras Andarilhas




Terça-feira 20 Novembro | 10h30 |  Biblioteca Municipal de Seia, vai à  escola

XII Estafeta Palavras Andarilhas (promovida pela Biblioteca Municipal de Beja) chegou à Escola Básica Dr. Abranches Ferrão.
 As «palavras» dos contos e o seu testemunho foi passado pelas "contadoras" da Biblioteca Municipal da Covilhã. Os alunos do 1.º ciclo ouviram a história "Dr. Grilo, médico d´el-rei" e dois poemas do livro "Poemas da Mentira e da Verdade" de Luísa Ducla Soares, por parte da equipa da "Biblioteca Municipal". O testemunho foi recebido pela Mariana da Biblioteca Municipal de Seia que deliciou os alunos com uma história.
Este «encontro de aprendizes do contar» é promovido desde 1999 pela Biblioteca Municipal de Beja, em parceria com o Instituto Português do Livros e da Biblioteca e Fundação Calouste Gulbenkian.




terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia do Eco-Escolas


No dia dez de outubro, a professora Maria João do clube Eco-escolas e o professor Cardoso, foram receber o Galardão relativo ao ano letivo transato a Gondomar, onde os alunos do Clube Eco-Escolas e do Clube da Floresta participaram no encontro nacional “Dia das Bandeiras Verdes 2012 – Galardão Eco-Escolas”.
Foi comemorado o “Dia Internacional do Eco-Escolas – 7 de Novembro”, dinamizado pela professora do Eco-Escolas, Maria João Abranches, em parceria com a Biblioteca Escolar, com várias atividades orientadas por forma a sensibilizar a comunidade escolar para a importância do Ambiente, do Planeta Terra, dos Recursos Naturais, da Energia, da Biodiversidade, das Árvores, da Água, dos Animais e da política dos 4 R’s. 
Foram distribuídos pelas mesas da Biblioteca Eco-Jogos, elaborados pela professora e pelos alunos do Eco-Escolas, para a comunidade escolar aprender a “cuidar” do Ambiente de forma lúdico-pedagógica, dinamizados Eco-Ateliers promovendo a reutilização de materiais e apresentados pela professora do Eco-Escolas e pelas professoras Ana Paula Nunes, Lia Rocha e uma mostra de árvores autóctones promovida pelo professor do Cube da Floresta, José Cardoso. Para assegurar os trabalhos na biblioteca estiveram presentes os professores: Liliana Melo e Maria do Céu Soares. A professora responsável pelo Eco-Escolas, dinamizou, apoiou e assegurou com os alunos do 7ºC e 8ºG todas as atividades e ofereceu brindes a todos os participantes no Dia Internacional do Eco-Escolas. Os brindes feitos em materiais reutilizáveis foram previamente elaborados pela professora do Eco-Escolas, Maria João Abranches, com a ajuda dos alunos.