sexta-feira, 20 de março de 2015

Chegou a Primavera!

O início da primavera  este ano ocorre a 20 de março, às 22h45. Esta é hora do equinócio da primavera, ou seja, o instante exato em que começa a primavera.

Equinócio da Primavera

Entende-se por equinócio da primavera o momento em que o sol cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste). Quando este acontecimento decorre em março, ele recebe o nome de equinócio da primavera no hemisfério norte. Já no hemisfério sul o equinócio da primavera tem lugar em setembro.



domingo, 15 de março de 2015

A Alana

A Educação Pré-Escolar fez o elo de ligação entre a personagem principal dos livros da coleção “Alana”, da escritora Alice Cardoso, ao tema da 9.ª Semana da Leitura “Palavras do Mundo”. Alana, uma ninfa com desejo de aventura pede ajuda à raínha das NINFAS e parte à descoberta do mundo. Alana passou por Portugal e, na Nazaré, vestiu as sete saias e viu a maior onda para surfar! (JI Travancinha); A Alana participa na festa da flor, na Madeira! (JI EIrô); A Alana vai para Espanha, o flamengo dançar, o leque abanar, as castanholas tocar, para a festa começar e o povo animar!(JI Sabugueiro e JI Tourais); A Alana por Inglaterra passou; a cidade de Londres visitou; cidade multicultural “cool” e ecológica.(JI Vila Verde) A Alana viaja ao Havai e faz surf na bela ilha do Pacífico! (JI S. Martinho) A Alana vai ao Brasil e encontra uma amiga “Mãe de Santo” para a ajudar a cuidar da Natureza! (JI Pinhanços) A Alana, em viagem pelo MAR, o Continente Africano foi explorar! (JI Santiago) A Alana por terras africanas resolveu passear e dançar!(JI Santa Marinha) A Alana, em viagem pelo mundo, visitou a China. Vestiu –se como uma chinesa e com um leque refrescou-se. Tudo isto registou no seu diário.(JI Carvalhal) Última paragem… Índia um lugar para ficar!...Na Índia praticando Yoga, descobri a meditação…Escutei a voz do Coração.E sabes o que me diz? -SOMOS TODOS DIFERENTES NA APARÊNCIA E IGUAIS NA ESSÊNCIA. TODOS SOMOS UM! Parabéns!

Alice Cardoso na Biblioteca

O dia 13 de março foi um dia muito especial para as crianças dos JI de Travancinha, Santa Marinha, Eirô, Pinhanços, Santa Comba, Santiago, Sabugueiro, S. Martinho, pois receberam entusiasticamente a escritora Alice Cardoso. Foi o máximo. A Alice Cardoso, para além de ser muito simpática, foi uma boa comunicadora