segunda-feira, 22 de março de 2010

Visita ao Lar Fundação Aurora Borges



Integrada na Semana da Leitura, alguns alunos do 7.º B fizeram uma pequena visita ao Lar Fundação Aurora Borges. Quiseram presentear um público diferente do habitual com um pequeno excerto “A Lua é Mentirosa” do livro “História Breve da Lua” de António Gedeão.
Esta história foi adaptada pelas alunas em conjunto com a professora Guida (que as ensaiou tão bem). 
Toda a história resume-se a uma professora que pretende ensinar às suas alunas as fases da lua. Diz-se que a lua é mentirosa porque quando esta desenha um C no céu em vez de estar a Crescer está a minguar (decrescer), e quando forma um D
em vez de decrescer está a crescer!

Acreditem que foi uma experiência muito calorosa para as alunas.

Manifestamos, desde já, a boa recepção que a Dr.ª Rita nos dispensou.
Obrigada!

A lesma constipada - Bruno Santos


Coube aos alunos do 1.º Ciclo da escola sede a exploração da obra "A lesma constipada" de Bruno Santos.

Esta fábula fala-nos de uma lesma sonhadora e ambiciosa.
Vive permanentemente constipada, e tenta resolver este problema comprando um abrigo; só que a sua ambição cega-a! Não se contenta com um simples atrelado como o do caracol, quer um "estupendo" que acaba por comprar à tartaruga. Ao tentar deslocá-lo perde as forças e desmaia. O médico escaravelho esclarece-lhe o seu problema: o que a atormenta não são as constipações, mas sim, uma enorme alergia à alface!!!
Basta-lhe mudar de alimentação e, quanto ao atrelado... porque não alugá-lo para casamentos e baptizados?!
Gostámos muito da história e da sua ilustração!

Moral da História: "Quem tudo quer, tudo perde." ou "Quem ao mais alto quer subir, mais fácil é de cair."

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ler com os Pais

Partilha dos Pais / Encarregados de Educação através do seu livro preferido, da leitura de uma história nas turmas dos seus educandos.



Dramatização pelos alunos da Escola Básica de S. Martinho


Integrado na Semana da Leitura, os alunos do 1.º CEB de S. Martinho trabalharam a história “Os Ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares. 
Para além de decorarem o texto em si, criaram os cenários.
No dia 10 de Março, os alunos vieram apresentar a sua pequena dramatização aos alunos do 1.º CEB da escola sede. 
Vejam como eles estiveram tão bem!

terça-feira, 16 de março de 2010

HINO DA LEITURA - Meninos do 5º C


Ao som da música “Mamma Mia”, os alunos do 5º C e a sua Directora de Turma, Prof. Emília Rolo, criaram o Hino da Leitura.
Ao longo da Semana, os alunos entoaram o hino em vários locais da escola sede.

SEMANA DA LEITURA

HINO
Hoje acordei
Mas não tinha vontade
Então resolvi vir à escola
Logo lembrei: é Semana da Leitura
Mil contos imaginei
Aventuras embarquei
Vamos ler
Vamos ouvir
Mil histórias

Vamos ler, mil histórias ouvir                              
Vamos, vamos recriar

Com todos estes livros
Mil heróis vou ser
Então, vamos festejar

Vamos ler, mil histórias ouvir                              
Vamos, vamos recriar
               (música)

Nesta semana
Tudo é tão diferente
Agora, vou ler e sonhar
Foi então, que encontrei um livro aberto
E logo a minha vida mudou
E o sonho voltou
Vamos ler
Vamos ouvir
Mil histórias
Vamos ler, mil histórias ouvir                              
Vamos, vamos recriar

Vou dar voz às palavras
Quero leituras animadas
Então, vamos festejar

Vamos ler, mil histórias ouvir                               
Vamos, vamos recriar

Inventar histórias
Vão alegrar nossas almas
Então, vamos festejar

Vamos ler, mil histórias ouvir                               
Vamos, vamos recriar
             
             (música)
 FIM


A visita do tradutor Miguel Gouveia

A nossa escola orgulha-se de conhecer pessoalmente o tradutor e editor Miguel Gouveia, que, aquando da sua visita no dia 5 de Março, nos deu a conhecer autênticos tesouros, livros de beleza e sensibilidade extraordinárias, como é o caso de “O Livro Negro das Cores”. 
Vários alunos e professores da nossa escola tiveram o privilégio de ler, tocar, conhecer este livro.

Obrigado, Bruaá!

Obrigado, Miguel!





"Jaime e as Bolotas" - Inês Vilpi e Tim Bowley

No dia 3 de Março, o grupo de teatro foi convidado para representar uma pequena peça, baseado no livro “O Jaime e as Bolotas”  de Inés Vilpi, Tim Bowley . 
Esta história relata as tentativas de um menino em obter um carvalho. Jaime ia plantando bolotas, mas acontecia sempre algo que impedia que elas se desenvolvessem. Foi passando algum tempo e Jaime foi crescendo, até que uma bolota germinou, cresceu e tornou-se num grande carvalho, ultrapassando todos os obstáculos.

Acreditem que foi um sucesso. As crianças do Jardim-de-Infância ficaram muito contentes com a representação desta peça.