terça-feira, 23 de março de 2010

Semana da Leitura na Escola Básica de Santa Marinha

EXPRESSÃO PLÁSTICA: ORIGAMI DO SAPO E DA SUA APAIXONADA




A vinda de uma mãe à escola, ler alguns poemas do livro “Poemas de Mentira e de Verdade”, de Luísa Ducla Soares

“A Matemática é uma coisa mesmo muito divertida...!”

Nós também lá estivemos…

No passado dia 12 de Março, os alunos do 1.º Ciclo da escola sede foram convidados para estarem presente no auditório do CISE, para a apresentação do mais recente livro “Desarrumar” de Margarida Fonseca. A escritora Margarida Fonseca quis passar aos alunos do 1º Ciclo que  a Matemática é uma coisa mesmo muito divertida...!
O livro “DESARRUMAR” destina-se aos alunos de 5 a 8 anos, é uma história que procura incentivar os pequenos leitores a descobrir, de uma maneira divertida, o papel que a Matemática tem na organização dos espaços. É por isso um bom instrumento de trabalho para educadores e professores, com o qual poderão ajudar as crianças a lidar com as formas, os conceitos geométricos e as cores.














A Semana da Leitura no Jardim-de-infância de Pinhanços


Aqui fica o registo da participação das crianças do Jardim de Infância de Pinhanços. 
E acreditem que foi bem participante. 
As Crianças criaram o cartaz alusivo à semana, convidaram os Pais a lerem uma história no jardim, criaram o puzzle da Zebra Camila, deslocaram-se à escola sede para dialogarem com o convidado Nuno Gouveia e ainda desenvolveram uma actividade em parceria com os alunos do 1.º Ciclo.

Muito activas, estas crianças.

A Zebra Camila …


As crianças do Jardim de Infância de Pinhanços aceitaram o desafio que a equipa da Biblioteca lançou para a Semana da Leitura, transformarem capa de um livro num puzzle. 
Assim, as crianças escolheram o livro “A Zebra Camila” de Marisa Nunez. Ali, no fim do mundo, no país onde o vento dá a volta vivia uma pequena zebra chamada Camila. Como naquele sítio o vento era tão revirado, Camila tinha de andar com muito cuidado, para não perder as suas roupas... ...Um dia, ao sair de casa, o vento bandido levou-lhe sete riscas do seu vestido. Uma aranha, uma serpente, o arco-íris e uma cigarra, entre outros animais do bosque, ajudarão Camila a esquecer as suas penas.

Depois de terem escolhido o livro, cada uma das crianças desenhou a sua zebra num papel e depois cortaram para criarem o seu puzzle. Mas em conjunto e com a ajuda da Educadora Maria dos Anjos desejaram a Zebra num pedaço de madeira e pintaram. vejam o empenho destas crianças. 

Parabéns!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Visita ao Lar Fundação Aurora Borges



Integrada na Semana da Leitura, alguns alunos do 7.º B fizeram uma pequena visita ao Lar Fundação Aurora Borges. Quiseram presentear um público diferente do habitual com um pequeno excerto “A Lua é Mentirosa” do livro “História Breve da Lua” de António Gedeão.
Esta história foi adaptada pelas alunas em conjunto com a professora Guida (que as ensaiou tão bem). 
Toda a história resume-se a uma professora que pretende ensinar às suas alunas as fases da lua. Diz-se que a lua é mentirosa porque quando esta desenha um C no céu em vez de estar a Crescer está a minguar (decrescer), e quando forma um D
em vez de decrescer está a crescer!

Acreditem que foi uma experiência muito calorosa para as alunas.

Manifestamos, desde já, a boa recepção que a Dr.ª Rita nos dispensou.
Obrigada!

A lesma constipada - Bruno Santos


Coube aos alunos do 1.º Ciclo da escola sede a exploração da obra "A lesma constipada" de Bruno Santos.

Esta fábula fala-nos de uma lesma sonhadora e ambiciosa.
Vive permanentemente constipada, e tenta resolver este problema comprando um abrigo; só que a sua ambição cega-a! Não se contenta com um simples atrelado como o do caracol, quer um "estupendo" que acaba por comprar à tartaruga. Ao tentar deslocá-lo perde as forças e desmaia. O médico escaravelho esclarece-lhe o seu problema: o que a atormenta não são as constipações, mas sim, uma enorme alergia à alface!!!
Basta-lhe mudar de alimentação e, quanto ao atrelado... porque não alugá-lo para casamentos e baptizados?!
Gostámos muito da história e da sua ilustração!

Moral da História: "Quem tudo quer, tudo perde." ou "Quem ao mais alto quer subir, mais fácil é de cair."

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ler com os Pais

Partilha dos Pais / Encarregados de Educação através do seu livro preferido, da leitura de uma história nas turmas dos seus educandos.