terça-feira, 23 de março de 2010

Especial Dia da Mulher: "As Mulheres na República"

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, decorreu na Biblioteca uma exposição alusiva a este tema. Esteve patente a exposição “Mulheres em Seia no Séc. XX”, gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Seia.

Decorreu, ainda, uma outra exposição intitulada “As Mulheres na Republica”. Destacamos o papel da Maria Veleda, Adelaide Cabete, Ana Castro Osório, Carolina Ângelo, entre outras, as quais defenderam a educação das mulheres, o sufrágio feminino e lutaram pelos direitos da cidadania tão fervorosamente defendidos na Republica. Enquadrado nesta exposição, os alunos participaram no concurso “As Mulheres na República”. 

Actividades da Semana da Leitura



A Semana da Leitura é sem dúvida um momento de festa para os mais pequenos. É bem evidente, o interesse que os alunos demonstram pelas variadas actividades, que todos os anos se desenvolvem na escola.
No Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão, esta semana foi vivida em pleno e foram dinamizadas várias actividades interessantes e variadas, que foram ao encontro do mais importante… os nossos alunos.
Para além da Feira de Livro, que é prática comum nesta semana, há outras actividades não menos importantes … a leitura de histórias feita pelos pais e avós; a leitura em duas línguas; a leitura de histórias no lar de idosos; a “maratona da leitura” e a criação da “História Andarilha”. Para além destas, tivemos acções de formação direccionadas aos alunos com temas da actualidade, contadores de histórias e actividades mais práticas como ilustrar uma história.
Como se trata de um Agrupamento, pretendeu-se envolver, também, as crianças dos Jardins de Infância e os alunos do 1.º Ciclo. As Educadoras, juntamente com as suas crianças desenharam numa tábua a capa do livro trabalhado na sala, para depois ser transformado num puzzle. Aos alunos do 1.º Ciclo foi proposto um desafio! Para além de trabalharem uma história … em vários locais do estabelecimento foram colocadas 5 peças de uma história e estas foram encontradas através de respostas a um enigma. A sexta peça encontrava-se na biblioteca e, no fim, os mais pequenos construiram o puzzle.
Com carácter mais lúdico, tivemos peças de teatro e um peddy paper. É claro que, não podemos esquecer os Encarregados de Educação. Estes tiveram oportunidade de participar no “Serão de Livros”… momento de encerramento da” Semana da Leitura”.

Almoço com "Alice Vieira"







O Grupo de Teatro foi a Santa Comba…

Fomos a Santa Comba…
Ainda durante a Semana da Leitura, o grupo de alunos do Clube de Teatro dramatizaram as peças “ A Tartaruga que queria Dormir” de Roberto Aliaga e Alessandra Cimatoribus e “O Menino de Cor”. Fizeram a sua apresentação aos alunos de Santa Comba.

“A Tartaruga que queria dormir”
“Era uma vez uma tartaruga muito ensonada. Tinha tanto sono que ia dormir o inverno todo!” Mais uma história da OQO, a começar pelo velhinho mas sempre actual “Era uma vez” e carregada de rimas, repetições, enumerações e jogos de onomatopeias, que os vão prender à leitura (ou à audição da história).
A tartaruga queria sossego mas tinha demasiados amigos. Tantos amigos que não conseguia o silêncio necessário ao seu sono de meses. Uma história perfeita para explicar às crianças a importância do sossego para um sono descansado. Pode ser que, depois, elas se convençam a dormir.