domingo, 17 de janeiro de 2010

Novidades


“Macário” - Rachel Chaundler & Bernardo Carvalho



Após a leitura da história “Macário”, e da exploração com sombras chinesas, os alunos ficaram a saber que o Macário sofria de um impedimento físico transitório, devido ao choro compulsivo, que o impedia de ter uma bossa e de viver com dignidade com os seus irmãos e amigos. Os pais protegiam-no, não o ajudavam a integrar nas brincadeiras.

Na história aparece um elemento, o ouriço que ajuda Macário, sobretudo na aceitação do companheiro tentando ajudá-lo.


A exploração da história “Macário”, com sombras chinesas, em conjunto com os alunos do Pré-Escolar e 1ºCiclo, foi o ponto de partida para o diálogo sobre as diferenças, a tolerância, a solidariedade, a violência e a intolerância que podem ocorrer com alguns meninos ou pessoas.


Esta história é uma excelente estratégia, para ensinar a aprender os valores e, promover nos alunos a oportunidade de:


· Falar sobre as atitudes e fazer uma reflexão individual e em grupo;

· Através das imagens e diálogos da história, os alunos viram e ouviram, as boas e más práticas nos comportamentos para com os outros;

· Despertar nos alunos boas formas de actuar em relação aos outros…

· Desenvolver sentimentos de amizade e de valorização da diferença...


Com a partilha de opiniões e conversas, pudemos tirar conclusões: “POR MAIS DIFERENTES QUE SEJAM OS OUTROS DEVEMOS RESPEITÁ-LOS” e, aprender o ditado popular:


“Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”.

"Se eu fosse muito alto" de António Mota

Quando as crianças do Jardim de Infância de Santiago tiveram contacto com este livro, demonstraram um interesse especial em o folhear e ouvir a história.

Decidimos trabalhá-lo através da construção de um jogo, que denominámos “ Jogo dos Contrastes”.

Como o desenvolvimento intelectual da criança é naturalmente uma área nuclear do trabalho do educador, compete-lhe proporcionar às crianças situações estimulantes, que visem o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, através da capacidade de analisar, comparar e classificar objectos, pessoas, bem como organizar mentalmente impressões.

O “Jogo dos Contrastes” tem como objectivo estabelecer classificações ordenadas de gradações relacionadas com diferentes qualidades dos objectos: altura, tamanho e espessura.