sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jornal Baril

Boletim da BE

Arraial Serrano

Está, hoje, amplamente veiculada a ideia de que é lendo que o ser humano se desenvolve intelectual e
espiritualmente, o que provoca alterações sociais e económicas, fruto de um saber acumulado, sempre vivo e activo, dinamizador não só da problemática social, económica e tecnológica mas das próprias competências
individuais que se redimensionam a cada momento.Referido que foi o aspecto emotivo da leitura e atentando aos pressupostos atrás enunciados, devo salientar que foi neste espírito que encarei, positivamente, o desafio de, semanalmente, ao longo do ano lectivo, percorrer os Jardins de Infância da área de abrangência da EB23-Dr. Abranches Ferrão, dinamizando, a partir da “saquinha das surpresas”, sessões de leitura, que julgo terem sido do agrado de crianças e adultos. Procurei, nessa actividade, colocar toda a emotividade, sensibilidade, empatia e, acima de tudo, prazer partilhado no simples acto de ler livros, de forma a proporcionar momentos lúdicos, através da leitura, procurando criar e incutir o gosto pela mesma o que,como o titulo deste artigo consigna, equivalerá a dizer que procurei “espalhar sementes de leitura”,
veiculando, sobejamente, que se queremos induzir e fomentar a leitura e as literacias, perpetuando o prazer, teremos, necessariamente, que sentir gosto e prazer naquilo que pretendermos fazer acontecer !

Fundação Aurora Borges

Peddy - Paper

No dia 16 de Maio, decorreu na Escola o Peddy-Paper sobre a Alimentação Saudável e prevenção de doenças cardíacas. Efectuámos, ainda, os habituais rastreios de obesidade e diabetes.
As enfermeiras do Centro de Saúde estiveram, mais uma vez, entre nós e realizaram o teste da medição da glicémia a todos os elementos da comunidade escolar que assim o desejaram. Mediram, também, a tensão arterial e calcularam o IMC (índice de massa corporal).
Todos participaram com entusiasmo e, mais uma vez, fizemos prevenção de Obesidade, Diabetes e Doenças Cardiovasculares, no Mês do Coração.
A Educação para a Saúde continua a ser uma prioridade do nosso ministério, dada a publicação do Despacho n.º19308/08, que prevê a sua abordagem obrigatória nas Áreas Curriculares não Disciplinares, tal como tem sido posto em prática, na nossa escola, em Área de Projecto em articulação com Formação Cívica, nos diferentes anos, e na oferta de escola, nos 8.ºanos.
Os alunos têm aderido com entusiasmo aos desafios propostos. São eles que nos movem a fazer o melhor que pudemos e a conseguimos com os escassos recursos e apoios disponíveis. Consideramos ter cumprido os objectivos a que nos propusemos e ter alcançado um balanço positivo, na concretização do nosso projecto, para este ano lectivo.
A Coordenadora do PES, professora Rosa Machado

Clube de Saúde



O 3.º período foi dedicado às Doenças Cardiovasculares e ao Coração. Integradas na Semana do Coração, decorreram duas sessões de sensibilização ”Dar Sangue” e “Doenças Cardiovasculares”, dinamizadas pelos alunos do 9.ºano e do Clube de Saúde para alunos dos 8.ºano e para professores, assistentes operacionais e pais/EE. Os alunos do Clube apresentaram pequenas dramatizações alusivas à temática:
“Obesidade e Diabetes” e as alunas do 9.ºA sensibilizaram para a importância de ”Dar Sangue” e da prevenção das “Doenças Cardiovasculares”.
É de salientar o trabalho de equipa conseguido entre alunos de diferentes níveis etários (11 a 15 anos), que se mostrou uma mais-valia e uma experiência muito interessante a repetir no futuro!

Peddy Paper

Da responsbilidade do Eco-Escola

Eco-Flor

Na Biblioteca oram também expostos os trabalhos para o concurso "Eco-Flor - vamos florir a Biblioteca com flores" feitas de materiais velhos/reutilizáveis e selecionados os trabalhos mais originais e que utilizassem materiais velhos/reutilizáveis com a atribuição de prémios. Ainda na biblioteca foram distribuídos pelas mesas vários jogos sobre o Ambiente/Eco-Escolas, elaborados pelas professoras do Eco-Escolas, Maria João Abranches e Paula Fernandes, para a comunidade escolar aprender de forma lúdico-pedagógica. Para assegurar os trabalhos na biblioteca estiveram  os professores da equipa. Estas atividades pretenderam fomentar princípios, valores e atitudes que preservem o meio ambiente.
Um OBRIGADO especial às Professoras Maria João e Paula Fernandes pela "GARRA"...

Eco - Escolas

Eco-Corações – Corações em materiais reutilizáveis, Comemoração do Dia da Árvore e Dia da Água – 21 e 22 de Março 2011, Eco-Páscoa – Ovos da Páscoa em materiais reutilizáveis, Eco-Flor – Flores em materiais reutilizáveis – Maio e Junho 2011, Eco-Flor – Flores em materiais reutilizáveis – Maio e Junho 2011: estas atividades foram dinamizadas pela Biblioteca Escolar e Clube Eco-Escolas. Os trabalhos resultantes destas atividades foram publicitados e expostos na biblioteca com o intuito de alertar e sensibilizar a consciência coletiva para a adoção de comportamentos que privilegiem a conservação e preservação da natureza. Para a concretização destas atividades foi pedido aos alunos que envolvessem a família na execução das mesmas. Na Biblioteca foram expostos todos os trabalhos elaborados a partir da reutilização de materiais e alusivos ao Dia de S. Valentim, promovendo assim, os “Eco-Corações”. Aos cinco trabalhos mais originais e que respeitavam a regra da reutilização de materiais foram atribuídos prémios. Em relação à Comemoração do Dia da Árvore e da Água, os trabalhos elaborados e algumas árvores simbólicas alusivas ao Dia da Árvore e da Água foram expostos na Biblioteca da escola, promovendo, assim, a comemoração destas datas, sensibilizando a comunidade escolar para a importância da Árvore e da Floresta e sua preservação e consciencializando para a necessidade de uma gestão racional da Água. Os trabalhos do Eco-Páscoa e do Eco-Flores, elaborados a partir da reutilização de materiais e alusivos à Pascoa, foram expostos na Biblioteca. Aos trabalhos mais originais e que respeitavam a regra da reutilização de materiais foram atribuídos prémios cedidos pela Biblioteca Escolar.

Dia da Europa

No dia 9 de Maio, Dia da Europa, a Professora Célia Barbosa dinamizou uma exposição na Biblioteca Escolar.

Yara Kono

As verdadeiras obras de arte


YARA KONO

Yara Kono:  encantamento, admiração, “suspense”, alegria e surpresa são apenas algumas das palavras que podem ilustrar os momentos que a ilustradora Yara Kono proporcionou, na segunda-feira, dia 30 de Maio, aos alunos do 1.º Ciclo. Yara Kono, de ascendência japonesa, tem vários livros editados, entre os quais “Ovelhinha, dá-me Lã” e “A Manta”, com Isabel Minhós Martins. A ilustradora Yara Kono trabalhou o livro “Ovelhinha dá-me lã”, com as as turmas dos 1.º e 2.º anos, incentivou os alunos a vestirem a personagem principal da história, a ovelhinha, da forma mais criativa que pudessem, recorrendo à pintura, aos jornais e à lã. Com os alunos dos 3.º e 4.º anos trabalhou o livro “A Manta”. Distribuiu por eles tecidos lisos, texturados, suaves, ásperos, de algodão, de seda, grossos, finos, elásticos, frescos ou mais quentinhos, para eles sentirem primeiro “o toque”, com a ponta dos dedos e repararem como são diferentes. Depois pediu para observarem com os olhos: reparar como há desenhos geométricos, outros com motivos mais orgânicos, alguns com desenhos que nos parecem tão portugueses e outros que nos fazem lembrar outras paragens, alguns tão coloridos e outros quase silenciosos, muito discretos. E, por fim, distribuiu um pedaço de tecido a cada aluno, sugerindo que eles criassem o seu padrão. Acreditem que dali saíram verdadeiras obras de arte!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Concurso S.E.R.

Concurso S.E.R.: ao longo do ano letivo, várias escolas (12 equipas, num total de 182 crianças), do 1º Ciclo, 4º ano, do concelho de Seia, foram convidadas para participarem no concurso literário-cultural S.E.R. (Saber, Exprimir, Responder). Todas as escolas do 1º Ciclo do agrupamento participaram. Uma vez que cada escola do 1º Ciclo não tinha número suficiente de alunos para constituir equipas de 15, a organização optou por juntar três escolas do 1º Ciclo de forma a perfazer equipas com o número pré-estabelecido. Desde Janeiro a Maio, houve um trabalho árduo dos professores titulares do 4.º ano: criaram fichas de leitura com perguntas de diferentes graus de dificuldade e tiveram a preocupação de juntar as diferentes escolas que constituíam cada equipa. Ao longo de vários meses, todas as equipas tiveram de participar nas eliminatórias que decorreram às quintas feiras no auditório do Centro Escolar de Seia. No final destas eliminatórias, ficaram apuradas três equipas: uma constituída por alunos da Abranches Ferrão, Sabugueiro e Pinhanços, outra por alunos do Centro Escolar e uma terceira por alunos de Tourais. A equipa composta por alunos da Abranches Ferrão, Sabugueiro e Pinhanços ficou em 1º lugar, tendo como prémio a ida ao espetáculo STOMP.
É um projeto que consiste na apresentação da análise e aprofundamento literário de uma obra, tendo sido selecionado o livro “Os Meus Amigos”, de António Torrado. Este concurso tem como principais objetivos alargar as capacidades de linguagem oral e de natureza cultural das crianças, bem como as competências da leitura; por outro lado, pretende abordar importantes questões e problemáticas de ordem social, existente nos dias de hoje, tais como: a cidadania e o seu papel no desenvolvimento de uma qualidade de vida para a sociedade.


António Torrado

António Torrado, um dos mais prestigiados escritores portugueses e com maior número de livros infantis publicados, esteve também nas Bibliotecas Escolares. Os alunos do 1º e 2.º ciclos tiveram oportunidade de contactar com o autor. O Clube de Teatro da EB Abranches Ferrão aproveitou o momento e apresentou a dramatização da história “Vem aí o Zé das Moscas”, que, por sinal, animou o escritor. Sempre curiosos e ávidos para saber mais sobre o escritor e a sua obra, os alunos fizeram imensas perguntas que o António Torrado, de forma muito afável, foi respondendo. No final da sessão, o autor autografou os seus livros, escrevendo uma dedicatória personalizada para cada aluno.

António Fontinha na EB1 de Paranhos

António Fontinha

No dia 6 de Maio, a Biblioteca Municipal de Seia trouxe à nossa escola, neste terceiro período, António Fontinha, contador de histórias. Sim, nem mais nem menos: CONTADOR DE HISTÓRIAS. Pode parecer
impossível, mas António Fontinha dedica-se exclusivamente a recolher (ouvir e aprender) histórias da tradição oral e a divulgá-las (a contá-las). Histórias, que não se sabe onde nasceram, e que foram passando “de boca em boca”: os que as contam já as ouviram contar aos seus avós... Entretanto chegaram agora aos nossos ouvidos pela mestria de António Fontinha
 Foi uma experiência única para os alunos do 7.º ano. Foram, indubitavelmente, momentos inesquecíveis … O entusiasmo e o contentamento dos alunos é visivel nas fotos que documentam os momentos vividos. António Fontinha, com a sua serenidade e ao mesmo tempo vivacidade, conseguiu conquistar as várias assistências... Esperamos que, como ele várias vezes repetiu, quem ouviu e gostou, não guarde para si, partilhe com os outros... Assim será possível perpetuar os muitos contos tradicionais da nossa riquíssima Literatura Oral